TESTE DE PERSONALIDADE

ENEAGRAMA

Teste de
Personalidade

A minha vida, ou melhor, a forma como comecei a estar na vida, foi totalmente diferente depois de apostar no autoconhecimento.

Não apenas me ajudou a ser melhor pessoa, como a compreender certos hábitos e comportamentos que fui levando ao longo da minha existência.

O estudo do Eneagrama e dos vários Tipos de Personalidade ajudou-me, não só no meu processo de conhecimento, como a ajudar outros que me rodeiam.

Mas o que é o Eneagrama?

“Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea=Nove; Grama=esquema, gráfico). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os 9 tipos de personalidade que considera.

A característica mais óbvia do eneagrama é que cada tipo está conectado, ou seja, estamos todos ligados a outro tipo de uma maneira particular. Especificamente, estamos intimamente ligados aos tipos chamados de "asas", "tipo de stress" e "tipo de segurança", que compõem 50% do resto do eneagrama.

Assim, esta “conexão” entre os tipos permite que se possa olhar através de várias lentes em diferentes momentos da nossa vida. Começamos a entender que a verdadeira razão pela qual nos identificámos com um certo tipo no início da nossa vida não era porque “éramos” esse tipo, mas porque estávamos stressados, ou seguros, ou saudáveis, ou doentios, …

Finalmente, uma das diferenças mais vitais que a conexão cria entre o eneagrama e outros indicadores de personalidade é que o eneagrama reconhece que - embora tenhamos um tipo de personalidade básico também temos, dentro de nós, o potencial para todas as características de personalidade. O Eneagrama honra a singularidade, a originalidade e as particularidades de cada um de nós, numa perspectiva de equilíbrio e mudança.

É uma ferramenta de autoconhecimento e, sobretudo, um caminho de crescimento! Aqui reside sua especial riqueza: descreve as diferenças individuais, facilitando a exploração do reconhecimento das nossas características e, para além disso, dá-nos pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a fortalecer as suas capacidades e a lidar melhor com os seus pontos fracos.

Não existem melhores ou piores Tipos de Personalidade, todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Depende do teu empenho e amadurecimento pessoais.

Porquê fazer o teste?


Aprendes a ter Relacionamentos mais saudáveis!

Identificando o nosso tipo de personalidade, podemos aprofundar questões, características e até padrões recorrentes, podendo assim desenvolver relacionamentos mais positivos e salutares com quem nos rodeia e connosco próprios.


Podes ser a tua melhor versão!

Conhecendo um pouco mais sobre a tua personalidade através do eneagrama, podes focar no que mais te interessa ou desenvolver melhor o que te falta, tornando-te uma pessoa ou profissional melhor na tua área. Podes desenvolver melhor as tuas vontades e desejos ciente que suas escolhas estão corretas.


Atinges os teus objetivos mais rapidamente e com propósito!

A motivação, dedicação e coragem são as alavancas que movem o Mundo. Obtendo maior consciência de quem és, percorres este caminho com maior propósito e clareza, alcançando os teus maiores sonhos.



Quais os benefícios de utilizares o eneagrama?

O eneagrama possui benefícios reconhecidos em vários âmbitos da vida.

Benefícios Pessoais

→ influenciar os outros a alcançar novos comportamentos e compreender suas dificuldades;
→ entender o motivo de não conseguir agir da mesma forma com todos os filhos;
→ ajuda a entender por que o ser humano naturalmente simpatiza com algumas pessoas e com outras não;
→ auxiliar no processo de autoconhecimento e auto compreensão;
→ como conhecer melhor o teu parceiro e lidar com as mudanças apresentadas ao longo da relação.


Benefícios Profissionais

→ auxiliar cada pessoa a obter um melhor conhecimento dos perfis dos integrantes de sua equipa, possibilitando-lhes uma atuação mais adequada na corporação;
→ desenvolver equipas de alta performance e manter a motivação do grupo;
→ reconhecimento e potencialização de talentos;
→ auxiliar na compreensão dos relacionamentos pessoais e profissionais;
→ auxiliar o desenvolvimento da criatividade e da flexibilidade;
→ como se pode relacionar com colegas e gestores e manter um relacionamento assertivo;
→ aumentar as chances de uma comunicação efetiva no trabalho e com as pessoas de um modo geral;
→ ajudar a trabalhar em equipa de modo mais eficiente.